Eleições CAEL 2012: Chapa Desobediência
Centro Acadêmico, um instrumento de luta dos estudantes
O Centro Acadêmico é a organização política dos estudantes. A estrutura da entidade deve se dar de acordo com a discussão e decisões coletivas por meio de reuniões abertas e assembleias de curso, ou seja, com base na democracia estudantil. Um C.A. combativo e de luta compreende a necessidade de fortalecer o movimento estudantil e defender os interesses da maioria. O Centro Acadêmico deve ter independência política frente aos departamentos de cursos, Congregação, etc. Estes órgãos burocráticos compõem a estrutura de poder antidemocrática.
Para além da pauta reivindicatória que possa existir, a luta para solucionar os problemas da universidade é parte da luta por transformar a sociedade. A universidade de classe burguesa expressa a base material da sociedade excludente e opressora. Pela composição social na universidade, os estudantes são o setor capaz de defender os interesses dos que trabalham e estudam, não têm interesses corporativos, se chocam com os interesses da minoria burocrática. A organização política dos estudantes nos C.A’s/movimento estudantil é fundamental para resposta coletiva dos problemas da universidade e da sociedade.
A Chapa Desobediência, que tem como programa as reivindicações da greve e o fim dos processos políticos, chama a todos os estudantes do Curso de Letras e da Unifesp a apoiarem as nossas propostas e a construírem e fortalecerem seus Centros Acadêmicos de luta e independentes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir